top of page

PASTORAL DO DÍZIMO

PROJETO: DÍZIMO CONSCIENTE

PASTORAL DO DÍZIMO

A partir de 1990, dando sequência a uma caminhada de muitos anos de trabalhos na Igreja, assumimos um grande desafio: fazer parte de um grupo missionário que trabalhava (e ainda trabalha) com a implantação e a animação da Pastoral do Dízimo por todo o Brasil. Esse grupo era o MEAC – Missionários para Evangelização e Animação de Comunidades.

Depois de, aproximadamente 10 anos, e por diversas razões (pessoais, logística, busca de novas metodologia de trabalho), criamos o CEFAS – Centro de Evangelização, Formação e Assessoria.

Com essa nova estrutura, continuamos com o trabalho presencial nas dioceses e paróquias, realizando os encontros de formação e animação dos agentes da Pastoral do Dízimo e incluímos a assessoria por meio de uma plataforma online, disponibilizando materiais de formação e oferecendo acompanhamento às equipes diocesanas e paroquiais por meio do atendimento online.

Metodologia

Após tantos anos de trabalho por todo o Brasil, e também no exterior, entendemos claramente que não há porque querer “reinventar a roda”, ou seja, criar uma metodologia totalmente diferente daquela já utilizada por outros grupos missionários. Seria somente uma maneira de “tentar” ser diferente.

Sabedoria é aproveitar o que já existe de bom e melhorar o que pode ser melhorado. Assim fizemos! Nosso método de trabalho foi pensado para ser simples, prático e eficaz.Mirim.

PLANEJAMENTO DIOCESANO

Reunião com lideranças.gif

Essa fase está praticamente superada. Acontece quando uma determinada Diocese decide pela implantação da Pastoral do Dízimo de forma orgânica em todas as suas paróquias e capelas. Normalmente, o Bispo Diocesano convoca todos os sacerdotes para um encontro com os missionários do Cefas.

Nesse encontro, são esclarecidas todas as questões a respeito do funcionamento do dízimo, uma vez que poderá ser necessária alguma adequação por parte de determinadas paróquias que utilizam metodologias próprias e diferente das demais. Afinal de contas, será importante que todos falem a mesma língua. Isso ajuda na obtenção de melhores resultados, tanto pastorais quanto financeiros.

Também é a oportunidade para se estabelecer um calendário de visitas dos missionários às paróquias para os encontros de formação dos agentes paroquiais e, se possível, realização de uma verdadeira catequese ao povo durante determinadas missas.

Também é a oportunidade para se estabelecer um calendário de visitas dos missionários às paróquias para os encontros de formação dos agentes paroquiais e, se possível, realização de uma verdadeira catequese ao povo durante determinadas missas.

Importantíssimo observar que, para o funcionamento da pastoral, seja em Diocese ou nas paróquias, é imprescindível que uma boa equipe seja montada. O que significa uma BOA EQUIPE e como montá-la? Isso a gente explica detalhadamente no projeto.

A partir desse encontro Diocesano, e com a formação das equipes paroquiais, a equipe da Diocese vai trabalhar para dinamizar a Pastoral dali para frente fornecendo subsídios, criando materiais, palestras, encontros de animação, etc.

DÍZIMO NAS PARÓQUIAS

Reunião com lideranças 2.gif

Aqui temos duas situações. A primeira delas é quando acontece o que acabei de informar acima, ou seja, o dízimo sendo organizado no âmbito diocesano nos moldes já comentados. Outra situação é aquela na qual, o dízimo já está organizado na Diocese (ou não), e determinada paróquia decide implementar ou fazer a reanimação dessa Pastoral.

Nesses casos, o Pároco, o coordenador do dízimo ou alguém da equipe entra em contato conosco solicitando as informações de como fazer o trabalho.

Nós vamos repassar todos os detalhes e auxiliar na organização do encontro de formação para as lideranças paroquiais. Sim, TODAS as lideranças, pois não deverá ser somente para os agentes do dízimo. Mas, isso tudo será explicado em detalhes no momento certo.

Uma vez isso tudo feito e definida a data, nós vamos até a paróquia, realizamos o encontro, fazemos as pregações nas missas (se possível em reuniões menores também) e deixamos a equipe preparada e o povo mais consciente sobre os fundamentos e a importância do Dízimo como instrumento de sustento da paróquia.

A partir daí, a equipe vai dinamizar o dízimo como verdadeira Pastoral.

Se a equipe diocesana estier organizada, ao menos um membro da equipe paroquial deverá participar ativamente das atividades da equipe diocesana e manter um canal aberto de informações e troca de experiências.

Mas, e depois, como fazer o trabalho na paróquia? Isso tudo será detalhado pormenorizadamente no nosso encontro paroquial.

Além disso, após esse trabalho, o Cefas continuará à disposição da equipe por meio dos canais online e com uma comunicação contínua, auxiliando em todas as etapas.

Nas demais páginas deste site, você encontrará subsídios que já pode utilizar deste já. São vídeos explicativos sobre dízimo e oferta, áudios que podem ser usados em programas de rádio e o livro "Dízimo Mirim - como falar sobre dízimo na catequese", facilitando o trabalho de implantação do Dízimo Mirim.

Ah! Também fazemos encontros de formação para catequistas e pais de catequizandos dentro de um projeto de implementação do Dízimo na catequese. Para mais detalhes, veja a página sobre Dízimo Mirim.

SOBRE NÓS

Veja nosso vídeo de apresentação. Clique AQUI

FALE CONOSCO

Và à página de contato. Clique AQUI

Logomarca nova completa.png
bottom of page